quinta-feira, 29 de julho de 2010

I have the questions. Do you have the answers?

Não entendo como as pessoas prometem algo e depois não cumprem. Porque o racismo ainda vive. Como que alguém pode dormir todos os dias sabendo que simplesmente não foi atrás de seu sonho por medo de cair. Como as pessoas podem mudar tanto de um dia para o outro, mas as lembranças permanecerem intactas. Como que um individuo pode se afastar daquela pessoa que um dia amou incondicionalmente. Como que alguém consegue sorrir, sendo que o seu maior desejo seria chorar. Como um momento tem o poder de mudar a vida. Porque existem pessoas desumanas que torturam seres indefesos por diversão. Porque um amigo tem que falar o que é certo para só depois o outro parar de agir errado. Porque alguém se sacrifica até a última gota para agradar alguém que nem se importa. Como pode haver a vergonha diante da pergunta. Como é possível machucar alguém que dê o seu amor verdadeiro e amar aquele que diz palavras para machucar. Porque alguém ama aquele que o ignora, sendo a recíproca verdadeira também. Porque as pessoas acham que sempre existirá o amanhã, e, sendo assim, deixam tudo para mais tarde, pelo simples fato de ser mais fácil adiar as coisas. Como alguém fica feliz comprando compulsivamente, entretanto, não tem atitude para ajudar ao próximo. Como um amigo tem coragem de deixar o outro na mão quando ele mais precisa. Porque as coisas mais simples são as mais belas. Porque o que alguém sente é mais levado em conta do que esse individuo merece.
Se a vida tivesse todas as respostas, não haveria o porquê de existirmos. Porque o medo existe perante o amor. Como, em uma mesma cidade, pode existir luxo e miséria ao mesmo tempo. Porque alguém critica algo sobre o qual não tem conhecimento.
Vivemos cada dia para descobrir novos conhecimentos, se não fosse assim, para o que seria, afinal?

terça-feira, 27 de julho de 2010

Somos nós que construímos o nosso caminho.


Parece que a cada dia que passa inventam algo novo para explorarmos. São tantas comidas; bebidas; objetos; roupas; acessórios; brinquedos novos. Queremos tudo! Os bebês usam a boca para conhecer o mundo que vivemos - é uma tática primitiva e muito eficaz -; as crianças tocam em tudo o que vêem pela frente - aprendendo o que quebra e as formas dos objetos -; jovens pensam antes de agir - uma vida mais calma seria bom-; adultos gostam de investigar suas mentes para descobrir o que é certo e errado - baseado em suas experiências passadas-; velhos observam tudo sob o olhar da experiência - vendo as pessoas cometerem erros e não os aconselhar por saber que erros são necessários -; mas os adolescentes fazem tudo isso e um pouco mais.
Nosso organismo é forte, podemos nos passar por crianças inocentes ao mesmo tempo que por adultos responsáveis, não temos idéia do que a palavra trabalhar significa e, portanto, nossa maior preocupação é passar na prova de amanhã, e, o mais importante, estamos recém começando a explorar um mundo sem a guarda de nossos pais.
Alguns pais são mais rígidos, outros nem tanto, o que interessa é que sabemos que, se quisermos, podemos fazer algo sem a permissão deles - mentir parece ser uma coisa tão fácil, não? E é -. Devemos ter em mente o nosso limite, passar dele seria fatal.
-Só mais essa.
-Não, já foram 2....
-Que isso! Deixa de ser trouxa, não da nada, você tem que aproveitar a vida enquanto pode.
-Ah,tudo bem então.
A influência dos amigos é um grande marco no início, onde um começa e os outro vão atrás. Muitas vezes isso decorre pelo fato de estarem com medo de o “grupo” os rejeitarem ou até mesmo pela insistência periódica e o cansaço de dizer “Não, obrigado, eu estou bem”.
Não podemos ser irônicos e dizer que não existem limites, sim, eles existem. Como já relatei anteriormente, é a nossa obrigação saber o nosso limite, pois o limite de seu amigo não é o mesmo que o seu. Ele tem o mesmo organismo que o seu? Não.
Nosso ideais são outro ponto. Se você está ciente de que não quer algo simplesmente por não querer, não aceite. Amigos de verdade entendem a nossa visão do mundo e nos respeitam, obvio que eles vão querer mostra um pouco do seu, mas cada um está pronto em uma hora diferente. Não é a toa que a frase “A pressa é a inimiga da perfeição” virou ditado popular.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Aproveite cada momento

A vida é algo engraçado. Quando nos sentimos no pico da felicidade, vem a ela e nos prega uma peça que nos coloca para baixo, achando que nada mais pode dar certo, então, ela reaparece com um imprevisto e, novamente, você se torna a pessoa mais feliz do mundo. É o ciclo da vida, onde ninguém desenvolveu a capacidade de escapar.
Espero que você, caro leitor, já tenha parado para pensar qual seria sua reação se a vida resolvesse dar-lhe o golpe final. Sim, estou me referido à morte( não me agrada essa palavra, soa diabólica em meus ouvidos) . Entrementes, você ainda teria mais um dia de vida, como se fosse para se despedir de tudo e todos. O que você faria?
As opções são tantas que, ás vezes, em meio a tantas escolhas, acabamos por não fazer nada. Passar o tempo com a família ou com os amigos? Ficar sozinho, quem sabe. Falar para todos que sente muito pelo erro que cometeu e nunca teve coragem de admitir? Poderia, também, passar o dia viajando aos lugares que sempre sonhou em conhecer pessoalmente.
Imprevistos estão ai e não podemos prevê-los. Cada dia que passa, é uma dádiva, pois nos foi dado mais alguns momentos ao lado de quem amamos e mais tempo para conseguirmos realizar os nossos sonhos. Basta nós decidirmos o que iremos fazer, aproveitar a vida, ou deixá-La passar. Infelizmente, a vida não dá avisos de quando pode deixar prevalecer a vontade de se deitar para um eterno cochilo.
Uma música que me faz pensar muito neste quesito da vida, e que me deu inspiração para esse post, é a música da banda canadense Nickelback, onde titularam com o nome de“If Today Was Your Last Day”.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Essencial para a sobrevivência psicológica


Hoje pode parecer um dia comum, mas se engana quem há de pensar isso. 20 de julho é o dia internacional do amigo, que foi criado em homenagem à chegada do homem na lua.
Amigo é aquele indivíduo que você aprecia a companhia; quer estar sempre do lado; contar as novidades -podendo elas serem boas ou ruins- ou simplesmente se juntar para fazer nada. Contudo, existem também os amigos de um dia, de um momento, os da infância, os que o tempo sem a devida convivência nos tirou, os que foram morar longe, entre outras palavras, diversos tipos de amigos estão em todos os lugares.
O que nos resta a fazer é sermos afetuosos, abrindo os braços para todos os que nos oferecem a mão. O principal amigo, aquele que chamamos de melhor amigo, é aquele que amamos e poderíamos fazer de tudo para defendê-lo.
Desejo a todos os meus amigos um feliz dia do amigo, mas, e porque não desejar também para aqueles possíveis futuros amigos? Afinal, este dia do amigo foi criado para as 7 bilhões de pessoas, em homenagem aos esforços conjunto de vários amigos, alguns conhecidos e outros completamente estranhos para ultrapassar a barreira terrestre e chegar onde todos um dia sonharam em pisar,a lua.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Descanso merecido

Fiquei um tempo sem postar porque estava ocupada com o colégio e a inspiração nunca me alcançava. Agora que eu parei um pouco, ela finalmente chegou.
Aula no colégio de manhã, aula no cursinho de tarde, estudar de noite para uma prova do dia seguinte. Essa é a rotina de muitas pessoas que irão prestar o vestibular neste ano de 2010. Ninguém nunca disse que seria fácil ou que teríamos muito tempo livre para nos divertir. Entrementes, presenciar isso é totalmente diferente do que poderíamos ter pensado.
No fim de semana queremos sair, nos distrair da dura semana pela qual nós passamos. Sair de noite e estudar no dia seguinte não é algo fácil de se realizar, e como temos que estudar, muitas vezes deixamos de sair.
Dizem que esse esforço é recompensado no fim do ano quando vemos nosso nome no listão da UFRGS. Posso afirmar, entretanto, que não basta ficar horas a fio estudando sem sair, se divertir pelo menos uma vez na semana. Digo isso porque o nosso cérebro precisa de um descanso para armazenar tanta informação. Quantas vezes você já não estudou muito para uma prova, virou a noite e continuou estudando até o último segundo possível e não tirou uma nota boa? É simples, quando dormimos(no mínimo durante 6 horas), o nosso cérebro armazena as informações adquiridas no dia e as guarda na memória permanente.
Não vou mentir, pensei em estudar nas férias, em “colocar a matéria em dia”. Vejo que isso seria loucura, não sei aonde eu estava com a cabeça. Agora que as férias chegaram eu vou aproveitar muito para sair com meus amigos, meus pais, passear com meus cachorros, ler, ver TV, dormir e,o mais importante de tudo, não vou me preocupar com o vestibular por duas semanas ou seja, irei fazer tudo o que não tinha tempo para fazer. Quer um conselho? Faça isso também, aproveite ao máximo esses dias sem compromisso.