domingo, 8 de maio de 2011

Barbie World

Antes de tudo, peço desculpas pelo atraso de minha postagem, infelizmente ocorreram alguns contra tempos e a falta de tempo surgiu. Bom, sem mais enrolações.
Entre os dias 11 de março e 3 de abril de 2011 aconteceu no Shopping Iguatemi de Porto Alegre, a exposição do museu encantado da boneca mais famosa do mundo: a Barbie. A exposição contou com mais de 400 bonecos do acervo do colecionador Carlos Keff que foram divididos em 7 categorias: Barbie e Ken, vintage, fashion, luxo, celebridades, black Barbie e deuses, rainhas e princesas. E, pela primeira vez na história dessa fantástica boneca, é exibido um exemplar original da Barbie número 1 (lançada em 1959). A Barbie surgiu da imaginação da Ruth Handler, uma americana determinada e cheia do dom da criatividade e com uma mente ambiciosa, pois mesmo quando todas as mulheres eram donas de casa, Ruth ganhava seu próprio salário sendo uma executiva.
No ano de 1941 nasceu a filha de Ruth com o seu então marido Elliot Handler, eles a batizaram com o nome de Barbara, e em 1944, o segundo filho do casal nasceu, o pequeno Kenneth. Cada um deles foi apelidado, respectivamente de Barbie e Ken. Por volta dos anos 50, Ruth começou a notar que as amigas de sua filha não paravam de brincar com bonecas adultas feitas de papel, um fato estranho, pois naquela época as crianças somente brincavam com bonecos bebês.
Ruth percebeu que a Barbara projetava nesses bonecos de papel os seus desejos de trabalhar com determinada profissão (estrela de cinema, modelo, executiva, etcetera). Decediu, portanto, criar bonecas adultas tridimensionais para que sua filha pudesse projetar melhor as suas aspirações para o seu futuro, elas teriam as mais diversas profissões e usaria roupas extraordinárias para uma perfeita réplica de uma profissional de sucesso. Os cabelereiros e maquiadores mais cobiçados de Hollywood foram designados para trazer a Barbie ao mundo. As suas roupas foram feitas com inspirações da alta-custura francesa.
Entretanto, o principal objetivo era fazer com que a boneca, cheia de energia, se tornasse um ícone de inspiração futura para as gerações mais novas, por isso ela é uma boneca adolescente; as crianças a preferiam do que uma boneca adulta. A estréia da Barbie foi no dia 9 de março de 1959 na Feira Internacional de Brinquedos de Nova York com exatos 29 cm e 21 mm. A estrela tinha a pele pálida e uma forte maquiagem, o cabelo estava preso para o alto e as unhas estavam pintadas de um vermelho vivo, usava um maiô listrado preto e branco com sandálias pretas de salto alto, brincos dourados e um glamuroso óculos de sol.
Barbie tem um trunfo nas suas mãos que poucas pessoas conheciam no berço de sua estréia: o de se modificar conforme as gerações, adaptando-se em moldes de beleza, estilo e pensamento. Conferme as décadas iam passando, ela ganhava um novo rosto, novos cortes de cabelo e um formato de corpo diferenciado.
Graças a sua capacidade de se reinventar, Barbie logo se tornou um ícone de beleza. Ela sempre buscou inspiração em mulheres feitas de carne e osso que fossem revolucionárias, inteligentes e famosas. Atrizes, celebridades, primeiras-damas, e até mesmo as atrizes novatas foram alvo da majestosa boneca Barbie, desde, é claro, mostrassem um caráter encantador com a sociedade e fossem naturalmente bonitas. Colecionando, assim, uma série de bonecas com rostos de mulheres famosas que ficaram para a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário