terça-feira, 27 de julho de 2010

Somos nós que construímos o nosso caminho.


Parece que a cada dia que passa inventam algo novo para explorarmos. São tantas comidas; bebidas; objetos; roupas; acessórios; brinquedos novos. Queremos tudo! Os bebês usam a boca para conhecer o mundo que vivemos - é uma tática primitiva e muito eficaz -; as crianças tocam em tudo o que vêem pela frente - aprendendo o que quebra e as formas dos objetos -; jovens pensam antes de agir - uma vida mais calma seria bom-; adultos gostam de investigar suas mentes para descobrir o que é certo e errado - baseado em suas experiências passadas-; velhos observam tudo sob o olhar da experiência - vendo as pessoas cometerem erros e não os aconselhar por saber que erros são necessários -; mas os adolescentes fazem tudo isso e um pouco mais.
Nosso organismo é forte, podemos nos passar por crianças inocentes ao mesmo tempo que por adultos responsáveis, não temos idéia do que a palavra trabalhar significa e, portanto, nossa maior preocupação é passar na prova de amanhã, e, o mais importante, estamos recém começando a explorar um mundo sem a guarda de nossos pais.
Alguns pais são mais rígidos, outros nem tanto, o que interessa é que sabemos que, se quisermos, podemos fazer algo sem a permissão deles - mentir parece ser uma coisa tão fácil, não? E é -. Devemos ter em mente o nosso limite, passar dele seria fatal.
-Só mais essa.
-Não, já foram 2....
-Que isso! Deixa de ser trouxa, não da nada, você tem que aproveitar a vida enquanto pode.
-Ah,tudo bem então.
A influência dos amigos é um grande marco no início, onde um começa e os outro vão atrás. Muitas vezes isso decorre pelo fato de estarem com medo de o “grupo” os rejeitarem ou até mesmo pela insistência periódica e o cansaço de dizer “Não, obrigado, eu estou bem”.
Não podemos ser irônicos e dizer que não existem limites, sim, eles existem. Como já relatei anteriormente, é a nossa obrigação saber o nosso limite, pois o limite de seu amigo não é o mesmo que o seu. Ele tem o mesmo organismo que o seu? Não.
Nosso ideais são outro ponto. Se você está ciente de que não quer algo simplesmente por não querer, não aceite. Amigos de verdade entendem a nossa visão do mundo e nos respeitam, obvio que eles vão querer mostra um pouco do seu, mas cada um está pronto em uma hora diferente. Não é a toa que a frase “A pressa é a inimiga da perfeição” virou ditado popular.

Um comentário:

  1. Não podemos deixar que nos influenciem a fazer coisas que vão contra nossos valores, o que achamos errado.

    ResponderExcluir