domingo, 8 de agosto de 2010

Animais, seres irracionais?





Os animais de estimação estão presentes em nossa vida com um simples propósito: Nos deixar feliz. É impossível não se encantar com o pelo macio de um cachorro, o ronronar de um gato, o canto melodioso de um pássaro, até os peixes nos seduzem com a sua beleza imensurável . Mesmo quem tem fama de durão se apaixona - mesmo que no fundo - por um animal brincalhão, a única diferença é que ele disfarça.
Não vou esconder, meu animal de estimação preferido é o cachorro. Tive peixes, muitos, e duravam pouco tempo, também já tive gato, mas eles não são tão carismáticos (ainda mais que eu sou alérgica), sempre que vejo um pássaro na casa de alguém, ele canta e não para mais, fico imaginando minha dor de cabeça, já quis ter um furão, minha prima tinha e eles fugiam toda a hora.
O dia foi exaustivo, você chega em casa, abre a porta e lá vem ele correndo em sua direção, feliz pela sua chegada e demonstrando o quanto sentiu sua falta, sensação indescritível. Quando você está triste, ele se deita ao seu lado e o reconforta, não com palavras, claro, mas o gesto simples é de extrema importância. Algumas pessoas pensam que falar é melhor do que fazer, que falar é preciso, onde, em grau de importância, palavras são melhores que atos.
Discordo de quem diz que os animais são seres irracionais. Se fosse assim, como eles aprenderiam a sentar, a balançar o prato de comida quando estão com fome ou arranhar a porta da rua para passear? Sem dúvidas eles tem limitações, mas eles tem capacidade para aprender muitas coisas. Paciência é o segredo para ensiná-los que certos atos estão errados, ninguém nasce sabendo.
Sou filha única por parte de mãe e pai, por esta razão, quando completei 3 anos meus pais compraram o meu primeiro cachorro, como que para me fazer companhia quando eles estivessem trabalhando. Deu certo. Me apaguei muito fácil a aquele jeito dócil e delicado.
Cães não esperam nada em troca, eles são felizes com o pouco que tem, estão sempre presentes para ajudar seus donos e um mísero cafuné os faz delirar de alegria. Acho que temos que aprender com esses seres que tanto dizemos que são irracionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário